cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





23.10.12

casa pélys



ontem começamos entao por uma volta de carro pela cidade, é uma das coisas que mais gosto de fazer com o meu irmao. ele conduz, eu vou olhando pela janela, enquanto conversamos. nos sinais tenho mais tempo para ficar atenta a pormenores e por vezes tenho tempo para tirar a maquina da mala. "gosto de esquinas com esquinas" digo-lhe. "olhas estas duas, tao diferentes, uma em cima da outra. com aquele candeeiro, tipico de lisboa, a decorar o céu". e continuamos passamos por campolide, campo de ourique, martim moniz, campo martires da patria, rossio, chiado, avenida da liberdade. ha tantos prédios coloridos em lisboa, tantos azulejos bonitos. ele tem que voltar ao trabalho. resta-nos um quarto de hora para uma fatia de bola e um pastel de massa tenra e eu fico a passear pelo, dizem, melhor bairro para se viver em lisboa. ligo ao pl que agora vive ali para ver se ele tem tempo para um café e poucos minutos depois estamos sentados na conversa com direito a presente. dali damos um salto à  casa pélys, uma loja que tinha anotado no meu caderno de lisboa. que lugar magico, repleto de livros e de objectos da nossa infância. o pl diz "sao lugares-memoria". e sao. trago de la uma tigela que merecera uma fotografia em breve neste blog e o pl traz um disco. fiquei com outras coisas debaixo de olho. espero regressar. despedimo-nos, mas eu continuo a caminhar, entro numa bulhosa vazia, silenciosa, extremamente arrumada. cada vez me surpreendo mais que as livrarias nao possam existir todas. que toda a gente compre livros no mesmo sitio. dali vou até ao amoreiras, apetece-me uma baguete de manjericao e entro na eric kayser mas nao têm. desço a pé até ao marquês de pombal e penso que hoje ha para mim uma coisa que mudou em lisboa: tanta gente com livros na mao. entao porquê tantas livrarias a fechar? entro num autocarro e vou vendo a cidade desfilar. os meus olhos absorvem tudo e volto a casa com um dia maravilhosamente preenchido.
o que me reserva hoje? a lisbon week. estou tao curiosa... 
até ja!

1 comentário:

Carla R. disse...

Apenas agora li os posts sobre Lisboa. Tão bonitos ! Que bom para mim, assim faço uma viagem sem estar à espera. Conta-me tudo, estou a anotar as dicas todas. Por aqui não chove, estamos com nevoeiro de manhã e ontem à tarde esteve 26°, como se fosse Verão.