cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





3.8.11

monsieur m.



monsieur m. não é um leitor dos sabados, mas é um leitor velhinho que vem muitas vezes à tarde, durante a semana. no verão anda sempre de calções curtinhos e de boné na cabeça. nasceu em 1925 o que faz dele um senhor de 86 anos, deve ser um desportista, não vivessemos nos nesta região... tem as pernas bem desenhadas, musculadas e sem um unico pelo, ousei reparar hoje, enquanto ele estava de costas. pus-me a pensar que deve fazer bicicleta ou natação porque são os dois unicos desportos que conheço em que é melhor não ter pelos para se ir mais depressa. o senhor m. ja tinha vindo na semana passada, tenho sempre que falar muito alto (mas menos do que com o senhor f., uma historia para mais tarde) porque ele tem problemas auditivos e um aparelho no ouvido equerdo. dizia eu então que na semana passada ele tinha vindo, desculpou-se a dizer que nesse dia so levava um livro porque estavamos na altura do tour de france e que as tardes dele eram em frente à televisão. hoje esqueceu-se do cartão de leitor e perguntou-me com um sorriso se podia levar emprestimos na mesma. eu respondi afirmativamente, registei-lhe dois livros e disse-lhe amavelmente “agora ja acabou o tour de france” ele riu-se, tem uma gargalhada baixinha e sincera um eh-eh espaçado, simpatico e depois começou a a contar-me “é verdade, agora ja não tenho o tour de france para ver... mas eu leio mais à noite”. diz que durante o dia tem muita coisa para fazer, ocupa-se com o jardim, faz bricolagens em casa, às vezes tem que ir buscar compras... “em dias assim, em que esta muito calor, sento-me à sombra e ai também leio”. guarda os dois livros dentro do saco, ajeita o boné, sorri e la vai ele apanhar o elevador.

à bientôt

Sem comentários: